Através do Sisutec Pronatec é possível se inscrever em cursos técnicos e estudar de graça em todo o Brasil. Este é um programa criado pelo Governo Federal que surgiu com o objetivo de aumentar o acesso da população à educação profissional e tecnológica de qualidade.Inscrever Sisutec Pronatec Cursos Técnicos

Unindo o Pronatec e o Sisutec é possível fazer cursos técnicos de graça em instituições de ensino particulares e privados. O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) oferece cursos gratuitamente a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

No entanto é comum serem oferecidas vagas remanescentes para pessoas que tenham concluído o ensino médio, assim, qualquer pessoa pode se inscrever nos mais variados cursos das mais diversas áreas. O melhor é que os cursos são gratuitos.

Como se inscrever no Pronatec Sisutec

Para se inscrever nos cursos gratuitos do Pronatec Sisutec antes de tudo é preciso ficar de olho no período de inscrições. É comum a informação ser divulgadas em programas de televisão, no entanto, através do site é possível ter notícias mais detalhadas.

Para se inscrever é necessário acessar o site do Pronatec e escolher uma das opções:  Cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio, cursos técnicos para quem ainda é estudante e cursos de qualificação.

Assim que escolher uma das opções é só preencher o Estado, Município e clicar em “Pesquisar”. Aí é só escolher o curso que você quer estudar e se inscrever. Será gerado um protocolo com todas as informações necessárias para fazer sua matrícula e já começar a estudar.

Uma novidade é que, caso algum curso não seja completado, o MEC coloca a disposição os cursos remanescentes para pessoas que não tenham prestado a prova do Enem. Esta pode ser a oportunidade para qualquer pessoa ter acesso a ensino de qualidade e se inserir no mercado de trabalho.