Pouca gente sabe, mas é possível enviar mensagens SMS ou torpedos a cobrar para operadores como Oi, Claro, Tim, Vivo, Brasil Telecom e CTBC. Este pode ser um serviço interessante Mandar SMS Cobrarprincipalmente quando precisamos enviar uma mensagem SMS urgente e não temos créditos.

Vale lembrar que quem recebe a mensagem SMS a cobrar pode optar por receber ou não o torpedo, assim como acontece com as ligações telefônicas. O valor do SMS a cobrar varia de acordo com a operadora, que vai de 30 até 52 centavos por mensagem.

Como enviar um SMS a cobrar?

Mesmo apesar do preço um pouco mais caro que um SMS convencional, caso seja extremamente necessário enviar um SMS a cobrar é bastante simples, bastando colocar os números 9090 antes do DDD e do número do telefone, assim como acontece quando fazemos uma ligação a cobrar através do telefone.

Por exemplo, se você quiser enviar um SMS a cobrar para o número 1234-5678 você deverá fazer da seguinte maneira:

9090 + DDD + 12345678

Obs.: Mesmo que o telefone do destinatário for da mesma área é necessário colocar o DDD.

O envio é uma mensagem a cobrar é muito fácil e pode “salvar sua vida” em momentos de apuros. No entanto, algumas informações devem ser ressaltadas: O valor cobrado é descontado apenas dos créditos e não dos bônus ou créditos promocionais de quem vai receber a mensagem; o custo varia de acordo com a operadora; algumas operadoras não aceitam enviar SMS a cobrar para operadoras concorrentes.

Quando alguém envia um SMS a cobrar o destinatário recebe uma mensagem dizendo que recebeu uma mensagem a cobrar e ele deve escolher se quer receber ou não. Caso a operadora não tenha o serviço de SMS a cobrar será exibida a mensagem “No momento este serviço não está disponível para a operadora do destinatário”.

Portanto, em casos extremos é só adicionar o 9090 antes do número do telefone do destinatário para enviar uma mensagem SMS a cobrar.

Para quem utiliza a operadora Vivo ainda é possível utilizar o serviço Vivo Me Liga onde é possível mandar um SMS para outro celular da mesma operadora com uma mensagem pedindo para que a pessoa retorne a ligação. Esta é uma saída para quem precisa falar com alguém e não possui créditos. Este serviço é grátis.