Os contribuintes já podem consultar a restituição do Imposto de Renda de 2012 a partir do começo de junho. Para isso é necessário acessar o site da Receita Federal na internet e fazer uma consulta para saber se Consultar restituição Imposto Rendao dinheiro já está no lote de restituição. O formulário para consultar já está disponível no link abaixo.

Consulta da Restituição 2012

Ao acessar o link o contribuinte deverá informar o número do CPF, selecionar o ano da declaração do IRPF e digitar o código. Ao clicar em “Consultar” é possível saber se o dinheiro já está disponível no lote de restituições do mês.

Caso apareça a mensagem que o seus dados encontram-se na base de dados da Receita Federal não é preciso se preocupar. Provavelmente o seu dinheiro estará nos próximos lotes de restituições que serão divulgados na primeira quinzena dos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012.

Se o contribuinte estiver a lista de restituição do mês o dinheiro será depositado na conta em até 7 dias após a divulgação do lote de restituições.

Outra maneira de consultar a restituição do Imposto de Renda 2012 é ligando para o Receitafone através do número 146.  A Receita Federal também disponibilizou aplicativos para smartphones que permitem fazer a consulta através dos seus aparelhos. Os aplicativos podem ser baixados na AppleStore ou no Android Market, de acordo com a arquitetura do seu dispositivo móvel.

Caso o contribuinte não receba o dinheiro da restituição do Imposto de Renda a Receita Federal recomenda que o cidadão vá até uma agência do Banco do Brasil ou que entre em contato através da central de atendimento (disponível no site www.receita.fazenda.gov.br) para fazer o agendamento de depósito na conta do titular.